Apresentação
- Des. Fernando Tourinho de Omena Souza
- 8 de jul.
- 1 min de leitura
O Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas tem por missão primordial disponibilizar ao público em geral as informações sobre as suas personagens e seus atos, quando estiveram envolvidas nas atividades forenses alagoanas, desde a edição, em 1706, do alvará de D. João V.
O Poder Judiciário tem o dever de oportunizar o acesso do cidadão aos dados históricos e aos fatos constantes da documentação existente em seus arquivos, e bem assim, relacionados aos objetos antigos que foram utilizados pelos operadores do sistema de justiça desde o séc. XVII, e que ajudam a contar a trajetória seguida pela justiça de Alagoas, nos últimos três séculos.
Objetiva, portanto, democratizar a acessibilidade aos episódios memorialísticos vivenciados pela sociedade alagoana como um todo, especialmente, os jurisdicionados que interagiram com a justiça para receber as suas prestações e que tiveram os fóruns de comarcas e o nosso Tribunal como palco.
É o cidadão adentrando no âmago da justiça e a justiça acolhendo cada um, e com essa proveitosa interação, juntos de mãos dadas com a sociedade, damos passos na direção da civilidade que se sonha e que se tem direito. Sejam todos muito bem-vindos, pois já fazem parte da nossa história!
Des. Fernando Tourinho de Omena Souza
Presidente do Tribunal de Justiça
Biênio 2023/2024



Comentários